segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ADAPTAÇÃO "A FORMIGUINHA E O ORVALHO

OLÁ PESSOAL, EU FIZ UMA ADAPTAÇÃO DA HISTORIA  DA FORMIGUINHA E O FLOCO DE NEVE, TRAZENDO PARA A NOSSA REALIDADE, PORQUE AQUI NA NOSSA REGIÃO NÃO TEMOS NEVE.
ESSE MATERIAL USAREMOS NO PROJETO "HORTA LABORATÓRIO VIVO"

QUANDO EU LECIONEI NO 2º ANO EU PUDE FAZER UMA PEÇA DE TEATRO COM A TURMINHA E A HISTORIA ERA "A ABELHA E O FLOCO DE NEVE"

PASSARAM-SE 3 ANOS E AS CRIANÇAS AINDA SE LEMBRAM... FOI MUITO EMOCIONANTE.















domingo, 19 de outubro de 2014

Quebra Cabeça de Frutas e Hotaliças

MATERIAL PARA IMPRIMIR, PLASTIFICAR E RECORTAR PARA FAZER O QUEBRA CABEÇA AS CRIANÇAS VÃO ADORAR.

ESSE MATERIAL É PARA AS  CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA.




















MATERIAL PARA TRABALHAR  PALAVAS ESCONDIDAS


domingo, 12 de outubro de 2014

SEQUENCIA DIDATICA " A CASA E A HORTA"

Sequência Didática: Trabalhando com o poema a Casa de Vinícius de Moraes.

                                                                           A Casa
                                                                                                                   Vinicius de Moraes
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero

                       1º Dia – SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
                       1º momento: (SERÁ IMPORTANTE QUE O MONITOR DE DANÇA ACOMPANHASSE                             COM SEUS ALUNOS ESSA AULA JÁ QUE É O SEU DIA DE OFICINA, AUXILIANDO                             NO CANTICO E  COREOGRAFIA)

·         Exibir o vídeo do poema cantando com as crianças;
·         Conversa na rodinha – Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de Vinícius de Moraes? Conversar com elas sobre que foi Vinícius de Moraes (Bibliografia), apresentar uma fotografia do escritor; e dizer a elas que por um período estaremos trabalhando com alguns poemas escritos por ele e que muitas coisas irão aprender ao estudar estes poemas.
·         Escrever o poema com letras garrafais (na classe, junto com as crianças) A casa - em papel metro com o formato de casa;
·         Fazer junto com as crianças uma paródia do poema de Vinícius de Moraes
·         Exibir o vídeo ou música do poema novamente, cantando com as crianças – apontando as palavras no cartaz e fazendo comparação com a paródia(fazer isso algumas vezes);
                  2º Dia: CÃNTICO, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO
                  PARA OS ALUNOS DO 2º CICLO QUE PRECISAM TRABALHAR INTERPRETAÇÃO DE                        TEXTO ( SERIA IMPORTANTE QUE O MONITOR DE VIOLÃO ACOMPANHASSE COM                           SEUS ALUNOS ESSA AULA PARA QUE EXPLOREM NOTAS MUSICAIS)
·         De posse do cartaz; colocar a música para as crianças ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas várias vezes – apontando as palavras no cartaz;
·         Em seguida pedir para que cantem a paródia, sem olhar no cartaz.
·         Explorar  as palavras de letras coloridas dos cartazes : Questionar às crianças quanto:
- Qual é o título do poema original?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é igual ou diferente do que era a nossa horta? Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?

PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO OU COM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
·         Fazendo arte: dar às crianças uma folha de papel com apenas dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo, completem o desenho da casa colocando as partes que faltam nela de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número da casa e o nome da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o nome da rua: RUA DOS BOBOS para as crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO = 0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?( PEÇA QUE REESCREVA COM LETRAS MÓVEIS O NOME DA RUA.

           3º Dia – Natureza e sociedade:

2º momento: Passeio pela comunidade para que as crianças observem os diferentes tipos de casa ali existentes – se possível fotografá-las;

          4º Dia: Retomando e relembrando o passeio pela comunidade:
Conversar na rodinha:
         · Ao observar as casas durante o passeio o que elas puderam perceber?
         · As casas possuíam JARDINS?
  • No bairro tem alguma QUITANDA?
  • Pesquisar em dicionário a palavra QUITANDA.
                · Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de moradias?

                5º Dia:
               1º momento: Reflexão sobre a escrita das palavras do poema: CASA
               Colocar novamente a música e cantar com as crianças apontando as palavras com o                      dedo no cartaz;
·         FORMAR GRUPOS E ENTREGAR PARA OS ALUNOS AS PALAVRAS EMBARALHADAS DO POEMA E PEDIR PARA QUE MONTEM SEM OLHAR OS ORIGINAIS.
·            O que elas observam;
       PARA OS ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO OU COM DIFICULDADES DE       LEITURA E ESCRITA

·         Escrever a palavra CASA  e HORTA na lousa e pedir para que as crianças leiam
Primeiro rapidamente. Depois pausadamente:  batendo palmas;
CA
SA


HOR

TA
- QUESTIONAR:
· Quantas letras? Quantas sílabas?
· Qual a primeira letra? Qual a última letra? Quais as letras intermediárias?
                   2º momento: escrita espontânea de palavras e letras
·         Pedir para que as crianças escrevam a palavra CASA  E HORTA na mesa usando o dedo;
·         Escrever a palavra casa  e horta no papel usando o dedo e tinta;
·         Pedir para que tentem escrevê-la na lousa da forma que souberem;
·         Modelar a letras da palavra CASA E HORTA (com massinha);
·         Montar a palavra CASA e HORTA  usando letras móveis
· - Contextualizando - escrita das letras da palavra casa: C; A; S; A. (de vez e uma de cada vez.

· No final uma apresentação com coreografia e musica dos poema a CASA e HORTA para no final ser apresentado para ao alunos em sala.
ANEXOS:










HORTA: LABORATORIO VIVO 
( Trabalhar no PME)

Projetos para  2º Semestre de 2014

A infância é um período de intenso crescimento e desenvolvimento, no qual a alimentação exerce importante papel, e do contrário sua escassez ou má qualidade pode proporcionar  doenças futuras.
Algumas criança se não forem estimuladas a comer certos alimentos tendem a desenvolver preferências por determinados alimentos, normalmente alimentos industrializados, e criam aversão a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, que funcionam como grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis para sua saúde.
Diante desse cenário, faz-se necessário a ação pedagógica e o estímulo aos trabalhos que envolvam diferentes abordagens com esses grupos alimentares, a fim de que, por meio do contato direto tornem interessantes e seu consumo possa ser aumentado.

Direitos de aprendizagens:

Apoio Pedagógico: Linguagem:

Trabalhar com textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia  pelo professor ou (monitor). Localizar informações explícitas e explorar no grupo ou individualmente.
Trabalhar textos não verbais, em diferentes suportes.
( vídeo de pesquisa como apoio para o professor ou monitor ) https://www.youtube.com/watch?v=ykDsSmwze80 )


  • Trabalhar de forma lúdica a construção da escrita.
Matemática:
Coletar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.(ex: quais os alimentos que cada coleguinha mais gosta, tabular e transformar em gráficos)
Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

Ciências:
Obter informações anteriores e relaciona-las ao presente.
Elaborar perguntas e tabular para fazer gráficos.
Estimular o exercício intelectual.

Objetivo geral: Reconhecer os alimentos como elemento fundamental para promoção de uma vida saudável.

Objetivos específicos:

  • Ajudar os alunos a valorizar uma boa alimentação;
  • Dar preferencia aos alimentos nutritivos e de boa qualidade;
  • Classificar os alimentos quanto a origem  animal, vegetal ou mineral; industrializados ou não industrializados;
  • Desenvolver conceitos de quantidades, cores e formas;
·         Estimular a leitura, e o  trabalho em grupo, pesquisa em relação aos assuntos que se tratam de alimentação;
·         Enriquecer a cultura do aluno através dos contos trabalhados nas oficinas;
·         Elaborar questionários para fazer gráficos.




Recursos Utilizados:
Livros e revistas sobre alimentos
Lápis de cor, Tesoura
Cola, Régua
Papel sulfite
CD ,Aparelho de som, multimídia
Fita adesiva
Papel cartão, Filip Sharpe
Cola quente

Etapas da Sequencia Didática: (LEMBRANDO QUE POR SE TRATAR DE OFICINAS DO PME 1 AULA PODE NÃO SER SUFICIENTE PARA ABORDAR E EXECUTAR AS ATIVIDADES )

1ª aula: Apresentação da Sequencia Didática:
Para iniciar  a Sequencia Didática sobre alimentação, expor a leitura  da história A Cesta da Dona Maricota” usando uma cesta com objetos para o conto.

Em seguida realizar  uma conversa informal com os alunos, onde serão propostos alguns questionamentos:
- Discutir com as crianças quais as preferencias  de frutas, legumes e vegetais cada uma delas tem para  comer, o que e o que costuma comer em casa?
-  Qual alimento de sua preferencia?
-  Que cuidados precisamos ter com os alimentos que comemos ?
-  Qual a origem dos alimentos?
- Sugerir uma pesquisa para a próxima aula.


1ª SUGESTÃO PARA 1ª AULA: 
 TODAS AS OFICINAS PRECISAM ESTAR JUNTAS PARA OUVIREM A HISTORIA E DAR SEGMENTO NAS  OFICINAS)
SUGESTÃO
 APÓS A LEITURA O MONITOR DE VIOLÃO DEVERÁ TRABALHAR A MUSICA “ A HORTA DO TIO ARI” NO SITE https://www.youtube.com/watch?v=QYt10yd2TiQ  )

2ª aula: Pesquisa:
Dando continuidade a Sequencia Didática os alunos realizam pesquisas em revistas, livros ou internet sobre vegetais.
Questionar com os alunos os rótulos de embalagens dos alimentos e sua origem.
Montar a pirâmide alimentar. Promover debates sobre  alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação e registrar os comentários.

Interagir os conhecimentos adquiridos com os demais alunos da escola (com visitas acompanhadas à horta).
/citar exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Comentar  que os cuidados de higiene  são fundamentais  para se ter uma boa saúde.

3ª aula: A origem dos alimentos:
Na roda de conversa questionar que os alimentos podem ser:
De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.
- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).
Lembrar  a importância que da carne, do ovo e o leite sejam fervidos antes de ser consumido, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada. Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.
Elaborar  quadro para classificação dos alimentos quanto sua origem.(piramide) 

4ª aula; Pirâmide alimentar:
A professora  leva para os alunos a Pirâmide alimentar onde poderão realizar leitura e questionamento quanto aos alimentos e a que podem ser consumidos em maior e ou em menor quantidade.
O professor poderá incentivar o aluno a escrever seu próprio cardápio baseando nos alimentos saudáveis.
Elaborar uma  receita para montar uma salada de frutas.

5ª aula:  Brincando de feira
Em grupos de 2 ou mais eles  podem elaborar  problemas baseando nos alimentos  apresentados na história.( pose montar um cenário onde possam comprar e vender )
Classificar os alimentos segundo o critério de grandezas e medidas.
6ª aula: Ficha Técnica:
Dando continuidade a sequencia didática  os alunos devem elaborar uma ficha técnica com as características dos alimentos envolvidos na história.
 
Avaliação:
A avaliação será diária; levando em conta  se os alunos progridem nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades.
Considerações finais:
Professores e funcionários podem trabalhar em parceria com o PME orientando os alunos sobre a melhor maneira de se  alimentar.
Em casa os pais também  participam  auxiliando-os nas pesquisas e montando pratos agradáveis com alimentos saudáveis.
Diante disso, acreditamos que esse tipo de atividade lúdica envolvendo educação nutricional realizados nas escolas possa ser agregado nos dia a dia hábitos saudáveis.